Exposição “Dada Brasilis” propõe encontro imaginário entre Tarsila do Amaral e Sophie Taeuber-Arp. Individual de Fernanda Figueiredo na OMA Galeria reúne obras inéditas no Brasil, desenvolvidas a partir de projeto apresentado pela artista na Suíça. 

A OMA Galeria abre sua programação de 2026 com a exposição “Dada Brasilis”, individual da artista Fernanda Figueiredo que propõe um encontro imaginário entre a brasileira Tarsila do Amaral e a artista suíça Sophie Taeuber-Arp. Com texto crítico de Daniela Labra, a mostra reúne cerca de dez pinturas inéditas no Brasil, desenvolvidas a partir de um projeto apresentado pela artista na Suíça, em 2024.

O eixo conceitual da série “Dada Brasilis” parte desse diálogo entre duas figuras centrais da arte moderna – do modernismo brasileiro e do dadaísmo europeu. Ao se apropriar de fragmentos de obras das artistas, Figueiredo compõe pinturas que relacionam seus diferentes contextos estéticos e culturais.

O procedimento empregado por Figueiredo se aproxima da noção de antropofagia formulada por Oswald de Andrade, entendida como uma estratégia de incorporação e transformação de referências externas. Ao inserir técnica e linguagem próprias em suas obras, a artista atualiza esse material histórico e levanta questões ligadas à autoria, à identidade e às fronteiras globais. Essas questões são centrais e recorrentes na trajetória de Figueiredo, desenvolvida entre o Brasil e Berlim, onde a artista vive e trabalha há mais de dez anos.

Entre os destaques da exposição está a pintura “Dada Brasilis”, apresentada pela primeira vez na exposição Stattdessenfarbe, no museu suíço Kulturhaus Obere Stube em Steinam Rhein, Suíça. Com seis metros de largura, o tríptico articula obras-chave de Tarsila, como Sol Poente e A Lua, às formas geométricas e ao vocabulário abstrato de Taeuber-Arp. A circulação internacional da série inclui ainda a aquisição da obra Manifesto Abacaxi pela fundação Jakob und Emma Windler-Stiftung, responsável pela gestão do museu suíço, além da participação da artista na SPARK Art Fair, na Áustria, em apresentação solo. 

SOBRE FERNANDA FIGUEIREDO

Fernanda Figueiredo é uma pintora e artista de apropriação que traduz os conceitos do metamodernismo em representações visuais. Sua prática se constrói a partir da tensão entre a pintura — um meio pré-moderno — e a arte da apropriação, entendida como uma estratégia pós-moderna. Temas como a oscilação entre sinceridade e ironia, o urbanismo, a reconstrução do pensamento ecológico, a política e a governança, o transculturalismo, bem como a busca por sentido e autenticidade em um mundo digitalizado, atravessam seu trabalho. 

Seu trabalho foi apresentado em exposições individuais e coletivas em galerias no Brasil, Alemanha, Suíça e Estados Unidos. Entre as mostras individuais recentes destacam-se Passado, Passado, Futuro, em São Paulo, e Stattdessenfarbe, na Suíça, que evidenciam sua investigação contínua sobre a interseção entre histórias pessoais e públicas. Suas obras integram importantes coleções públicas, como o MNBA – Museu Nacional de Belas Artes e o MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além do CICA Museum, na Coreia do Sul. Em diálogo constante com o cenário artístico contemporâneo, Fernanda Figueiredo também participa de publicações internacionais e feiras de arte. Em 2025, foi artista indicada ao Neuköllner Kunstpreis, em Berlim, e, em 2023, integrou a 4ª Industrial Art Biennial, na Croácia. 

“Dada Brasilis”, individual da artista Fernanda Figueiredo na OMA Galeria
SOBRE A OMA GALERIA

Ao longo de uma década, a OMA Galeria tem trilhado um caminho singular nos diversos espaços e circuitos da arte contemporânea, concentrando-se na representação de artistas jovens e emergentes. Originária de São Bernardo do Campo, desde o início esteve profundamente envolvida com o território, promovendo ações em diálogo direto com a comunidade local. Em 2022, a galeria passou a operar no bairro dos Jardins, em São Paulo. Reconhecendo o papel transformador da arte e do artista, a OMA expandiu sua atuação por meio da OMA Cultural e da OMA Educação, buscando alcançar um público mais amplo e atingir todos os setores da sociedade através de projetos como o Laboratório de Artes Visuais e o Edital de Curadoria. 


SERVIÇO: Exposição Dada Brasilis, de Fernanda Figueiredo com texto crítico de Daniela Labra. Abertura: 07 de fevereiro de 2026 (sábado) | 10h às 15h Período expositivo: até 28 de fevereiro de 2026 Visitação: de quarta a sexta, das 12h às 19h e sábado das 10h às 15h Local: OMA Galeria – Rua França Pinto, 1100, Loja 2 – Vila Mariana – São Paulo – SP. Entrada gratuita. Acessibilidade: O espaço possui acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Mais informações: @omagaleria | http://www.omagaleria.com.br 

Philos's avatar
Publicado por:Philos

A revista das latinidades